sábado, 25 de setembro de 2010

Religião

Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Possuía poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía muitas terras e em grande quantidade,e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a Bíblia.
Mesmo sem parecer que era que tinha alguma importância, a religião na sociedade feudal era base de conhecimento na época, os livros eram todos em latim, e apenas os padres ensinavam latim, tirando assim, todo o conhecimento de "cidadãos".
 A religião era importante para um forma de controle e alienação em massa, todas as respostas eram encontradas na religião e era bem mais fácil controlar um povo sem conhecimento e cultura, do que controlar grandes massas intelectuais.
Até mesmo os grandes senhores feudais e os reis, eram tidos como inferiores a igreja, qualquer atitude tomada pelos "poderosos" da economia, poderiam ser vetadas a beneficio da igreja.
Tantos eram esses beneficios, que a igreja chegou a atingir um terço das terras na Europa.

Ainda considerados a maior lei daquele tempo, a igreja era uma organização falha, seus bispos e sacerdotes eram escolhidos ou pelo grau de nobreza ou hereditariamente.
 Como já dito que era uma organização falha, quem conseguisse estragar os planos da igreja, era acusado de ser um bruxo, e então se dá a origem da Inquisição.







Nenhum comentário:

Postar um comentário